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Porto de Vitória

Porto de Tubarão

Porto de Praia Mole

Portocel

Porto de Ubu

Porto de Vila Velha

Complexo Portuário

O Espírito Santo sedia o maior complexo portuário da América Latina e é apontado como um dos mais eficientes do País. O complexo agrupa seis portos e terminais por onde circulam, aproximadamente, 25% das mercadorias que entram e saem do Brasil e 12% da receita cambial nacional. O crescimento das exportações via Espírito Santo supera o do País.

Os portos são especializados em carga e descarga de granéis, grãos, containers, celulose, automóveis, aço, enfim, uma infinidade de produtos. Para tanto, o Estado dispõe de uma excelente área retroportuária composta de três Estações Aduaneiras Interiores (Eadis), um terminal industrial multimodal e, em fase de implantação, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE).

Com toda essa movimentação, os portos capixabas conseguem, em média, um custo inferior em relação aos demais portos brasileiros. Ressaltando-se, ainda, nesse caso, a facilidade de acesso aos portos graças à infra-estrutura rodoviária, ferroviária e aérea.

Listaremos abaixo os principais portos do complexo portuário do Espírito Santo:

Porto de Vitória

É o mais antigo porto do Estado, localizado junto à cidade de Vitória. Em 1870, o Porto de Vitória iniciava suas atividades exportando o café. Até o ano de 1892, manteve-se como um pequeno cais, quando o governo do estado começou a investir na sua melhoria. A sua modernização teve como objetivo agilizar as exportações, principalmente o comércio do minério que hoje é todo feito pelo Porto de Tubarão, já que aqui não se admite mais cargas poluentes. O porto de Vitória conta com um calado de aproximadamente 9m.

A Codesa, companhia que administra os portos capixabas, tem investido na recepção de navios turísticos e modernização de equipamentos, para agilizar o transito comercial. O Porto de Vitória é um porto cidadão, já que em pouquíssimos lugares do mundo se convive tão bem e de perto com a área portuária.

Porto de Tubarão

O Porto de Tubarão localizado no final da praia de Camburi, tem esse nome pois se encontra na ponta do mesmo nome, um promontório que avança inexorável em direço ao mar. Esse porto abriga as transações comerciais da Companhia Vale do Rio Doce, que lida com minério de ferro extraído da região do Quadrilátero Ferrífero Mineiro, trazido pela estrada de ferro Vitória-Minas. O Porto de Tubarão conta com um calado de aproximadamente 14m.

Nas instalações, destacam-se o pátio ferroviário, onde o são realizadas manobras com sistema automático, que descarregam o minério de ferro sem o desacoplamento dos vagões, com capacidade de 6.000 toneladas de minério descarregado por hora. Inaugurado em 1966, é o maior porto exportador de minério de ferro do Brasil, com fábricas em seu interior que transformam o minério bruto em "pelets", pequenas pelotas que facilitam a comercialização e estocagem.

Porto de Praia Mole

O Porto de Praia Mole é de uso privativo, operado por um condomínio formado pelas empresas Arcelor-Mittal, antiga Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), Usiminas e Açominas. Possui dois terminais, um de produtos siderúrgicos e outro de carvão. Conta com acessos rodoviários e ferroviários. O Porto de Praia Mole conta com um calado de aproximadamente 15m.

Portocel (Porto de Barra do Riacho)

Porto público, controlado pela Portocel. Opera, exclusivamente, embarque de celulose e bobinas de papel e desembarque de sal e madeira. Possui acessos rodoviário e ferroviário, bacia de evolução com 180m de raio e calado de 12m. O canal de acesso demarcado por balizamento luminoso, possui 250m de comprimento por 150m de largura. O calado do canal de 11,50m.

Porto de Ubu

De propriedade da empresa Samarco Mineração, possui dois berços de atracação e movimenta apenas minério de ferro e pellets. Após a edição da Lei de Modernização dos Portos (8.630/93), a administração do porto de Ubu iniciou estudos para a ampliação de suas instalações, com o objetivo de operar carga geral. Tem capacidade para receber navios de até 150 mil TDW e capacidade de carregamento de 9 mil toneladas por hora. O Porto de Ubu conta com um calado de aproximadamente 12m.

Porto de Vila Velha

Composto pelo Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), com 02 berços, que operam containers, navios roll-on roll-off, mármore e granito e carga em geral; e pelo Porto de Capuaba, com 02 berços que operam produtos agrícolas e carga em geral. Os dois dispõem de excelente acesso rodoviário e ferroviário. O Porto de Vila Velha conta com um calado de aproximadamente 10m.

Tel.: + 55 (27) 2121-9323

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